Grupo Kania

Polimento de ACM

muito mais conhecimentos 

O que é, como fazer e quais os benefícios

Você sabe o que é ACM? ACM é a sigla para Aluminum Composite Material, ou seja, material composto de alumínio. Trata-se de um revestimento formado por duas chapas de alumínio com um núcleo de polietileno. O ACM é muito usado em fachadas de prédios comerciais, residenciais e industriais, pois oferece vantagens como:

  • Leveza e resistência;
  • Facilidade de instalação e manutenção;
  • Variedade de cores e acabamentos;
  • Isolamento térmico e acústico;
  • Proteção contra corrosão e incêndio.

Mas para manter o ACM sempre bonito e conservado, é preciso fazer um polimento periódico. O polimento de ACM é um serviço que consiste em aplicar um produto específico na superfície do ACM, com o auxílio de uma flanela ou uma máquina polidora, para remover manchas, riscos, sujeiras e oxidações. O polimento de ACM pode trazer vários benefícios para a sua fachada, como:

  • Restaurar o brilho e a cor original do ACM;
  • Eliminar as imperfeições e os defeitos do ACM;
  • Criar uma camada protetora contra novas agressões;
  • Valorizar a estética e a imagem do seu prédio.

Mas como fazer um polimento de ACM de qualidade? Quais são os cuidados que você deve ter antes, durante e depois do polimento? Quais são os melhores produtos, técnicas e ferramentas para polir o ACM? Para responder a essas perguntas, nós preparamos três dicas para você. Confira!

Dica 1: Escolha o produto adequado para o polimento de ACM

O produto usado para o polimento de ACM deve ser específico para esse tipo de material, pois ele deve ter propriedades que não agridem nem danificam o ACM. Existem no mercado vários produtos para o polimento de ACM, como ceras, pastas, líquidos e cremes. Alguns exemplos são:

  • Fine Gloss: é um produto inovador em creme, com abrasivos à base de nanopartículas polidoras que conferem brilho e reativam a cor da superfície de ACM. Ele pode ser aplicado manualmente ou com máquina polidora.
  • Poliéster: é um produto em pasta, com abrasivos que removem as manchas e os riscos do ACM. Ele deve ser aplicado com uma flanela ou uma esponja, fazendo movimentos circulares e uniformes.
  • Massa de polir: é um produto em líquido, com agentes que limpam e polem o ACM. Ele deve ser aplicado com um pano ou uma máquina polidora, espalhando o produto sobre a superfície e removendo o excesso com um pano seco.

Na hora de escolher o produto, verifique as suas especificações, como rendimento, tempo de secagem, modo de aplicação e validade. Também verifique se o produto é compatível com a cor e o acabamento do seu ACM.

Dica 2: Prepare a superfície antes de polir

Antes de polir o ACM, é preciso preparar a superfície, removendo a poeira, a gordura, o mofo e as partes soltas. Para isso, você pode usar uma escova de cerdas macias, uma esponja úmida ou uma lavadora de alta pressão. A superfície deve estar limpa e seca para receber o produto de polimento.

Também é preciso proteger as áreas que não serão polidas, como vidros, metais, borrachas e plásticos. Você pode usar fita crepe, papelão, plástico ou jornal para isolar essas áreas e evitar manchas ou danos.

Dica 3: Cuide da manutenção do polimento de ACM

O polimento de ACM deve ser mantido em boas condições para preservar o seu brilho e a sua proteção. Para isso, é recomendável fazer uma limpeza periódica do ACM, usando água e sabão neutro, e um polimento preventivo a cada seis meses ou um ano, dependendo da exposição do ACM aos agentes externos.

Se você notar algum sinal de deterioração do polimento, como opacidade, desbotamento ou oxidação, você deve repetir o polimento o quanto antes, para evitar que o problema se agrave e comprometa a estética e a durabilidade do seu ACM. Você pode contratar um profissional especializado em polimento de ACM ou fazer você mesmo, seguindo as dicas que nós demos.


Essas foram as nossas três dicas para você fazer um polimento de ACM de qualidade. Esperamos que elas tenham sido úteis para você deixar a sua fachada mais bonita e conservada. Se você gostou desse post, compartilhe com os seus amigos e deixe o seu comentário. Até a próxima!